MANEJO DE CAPIVARAS E FEBRE MACULOSA

Itatiba, 15 de junho de 2023.

MANEJO DE CAPIVARAS E FEBRE MACULOSA

Prezado (a) Associado (a),

Vimos acompanhando as informações sobre casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) em nossa região, fato de grande importância para a saúde pública.

É de conhecimento dos associados que o Residencial Villaggio Paradiso possui grande diversidade de fauna silvestre, para tanto, há predisposição, devido as características do local, da existência de capivaras bem como carrapatos.

Inicialmente gostaríamos de salientar que a capivara é um animal silvestre, e como tal, é protegida por Lei Ambiental Federal, portanto, quaisquer atividades envolvendo este animal, requer autorização dos órgãos competentes.

Há anos a associação vem tratando sobre este assunto, a fim de alcançar uma medida eficaz e que atenda aos preceitos ambientais. Atualmente contamos com uma nova empresa (AZ NUNES & CIA) que está realizando diversas atividades a fim de conseguirmos autorização junto ao DEFAU (Departamento de Fauna – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

Seguindo as indicações para carrapatos fixos à pele, conforme relatado pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), recomenda-se:

·         Tomar banho quente utilizando bucha vegetal sempre que possível;

·         Fazer uso de uma pinça, quando possível, procurando remover os carrapatos ou micuins com pequenas torções;

·         Evitar provável contaminação, não espremer o carrapato com as unhas;

·         Na tentativa de removê-los, não encostar objetos aquecidos como: fósforo, cigarro ou agulhas;

·         Procurar o serviço médico caso tenha algum dos sintomas (febra alta, dor de cabeça, pode aparecer pontinhos avermelhados na palma das mãos e sola dos pés, dores no corpo, costas e barriga da perna) e lembrar aos profissionais de saúde, auxiliar, enfermeiros ou médico que foi parasitado por carrapato, isto pode facilitar o rápido diagnostico para FMB;

Ao utilizar as áreas verdes do residencial, seja lagos, vias não pavimentadas, trilhas e outros, recomendamos a utilizar vestimentas claras, que protegem todo o corpo, a fim de facilitar a avaliação de carrapatos, a qual deverá ocorrer em pequenos períodos.

Com relação ao nosso processo de manejo de animais silvestres, encaminhamos abaixo as informações pertinentes ao tema:

PROCEDIMENTO A:
LEVANTAMENTO POPULACIONAL DOS GRUPOS DE CAPIVARAS (TOTAL DE 10 CAMPANHAS).
PROCEDIMENTO B
PESQUISA ACAROLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS CARRAPATOS E POSTERIOR CLASSIFICAÇÃO DO VETOR.
PROCEDIMENTO C
PROJETO TÉCNICO COM PROPOSTA DE MANEJO SOROLÓGICO, DOS GRUPOS DE CAPIVARAS QUE HABITAM NO LOCAL.
PROCEDIMENTO D
CAPTURA PARCIAL DAS CAPIVARAS PARA COLHEITA DE SANGUE DOS INDIVÍDUOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES SOROLÓGICOS PARA R. RICKETTSII (PREPARAÇÃO, ENVIO PARA ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS), MARCAÇÃO PARCIAL E COM MICROCHIP.
PROCEDIMENTO E
PROJETO TÉCNICO COM PROPOSTA DE MANEJO REPRODUTIVO E SE NECESSÁRIO EUTANÁSIA PARCIAL DOS GRUPOS DE CAPIVARAS QUE HABITAM NO LOCAL.
PROCEDIMENTO F
REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTO PARA ESTERILIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS.
PROCEDIMENTO G
REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA EUTANÁSIA E PREPARAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DE CAPIVARAS PARA ENVIO E DESTINO CORRETO DAS CARCAÇAS, CONFORME DIRECIONAMENTO DEFAU/SMA/SP OU ORGAO COMPETENTE. (somente se necessário durante o manejo)
PROCEDIMENTO H
ADITIVO REFERENTE AO MANEJO DE CAPIVARAS EVENTUALMENTE RECAPTURADAS, COM PROCEDIMENTO ANESTÉSICO EM ANIMAIS QUE JÁ PASSARAM PELO PROCEDIMENTO E.
PROCEDIMENTO I
ART – SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO, RESPONSABILIDADE TÉCNICA E ADMINISTRATIVA PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE MANEJO DAS CAPIVARAS EXISTENTES NO LOCAL. (vigência de um ano, renovável se necessário)

Informamos que, até o presente momento, foram concluídas as etapas AB e C, sendo que, estamos aguardando retorno pelo DEFAU, após serem protocoladas os documentos solicitados para prosseguirmos com as demais etapas.

A fim de auxiliar na compreensão do tema, solicitamos à contratada para que nos fornecesse um resumo sobre o assunto “Capivaras”, com base nas diversas dúvidas expostas pelos associados, diante disso, encaminhamos no link abaixo contendo um áudio com os referidos esclarecimentos.

Download do áudio: https://we.tl/t-agHCLj639P

Lembramos que link para download do arquivo irá expirar em 22/06/2023, caso esteja vendo este comunicado após esta data, pedimos para entrar em contato conosco via e-mail e solicitar o envio do arquivo.

Email para contato: contato@villaggioparadiso.org.br

Atenciosamente,

Diretoria da Associação dos Moradores do Villaggio Paradiso