COMBATE A DENGUE

Itatiba, 12 abril de 2023

COMBATE A DENGUE

Prezado (a) Associado (a),

Vimos por meio deste, informar que recebemos relatos de confirmação de casos de dengue em nosso residencial. Diante disso, solicitamos a todos os moradores que verifiquem suas unidades com a finalidade de identificar possíveis focos de criadouro do mosquito transmissor da doença.

O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro e perto das casas e se reproduz em qualquer recipiente artificial ou natural que contenha água parada.

Com isso, fazemos um apelo, para que todos façam a sua parte, pois prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya.

Aos proprietários de imóveis de veraneio, pedimos a gentileza de solicitar aos seus colaboradores a realização de uma vistoria minuciosa, quanto aos proprietários de obras, solicitem a colaboração dos prestadores de serviços, para evitarem manter entulhos que possam permitir a proliferação de vetores, piscina com água parada ou reservatórios em geral.

Intensificaremos as vistorias em obras, áreas comuns e imóveis “abandonados”, a fim mitigar eventuais locais propensos a proliferação deste vetor.

Lembramos que, em nosso regulamento interno, no Art. 67º, dispõe sobre a necessidade de manter reservatórios de água sempre limpos, a fim de evitar a proliferação de insetos nocivos à saúde pública.

         Abaixo, seguem algumas medidas simples que podem auxiliar na eliminação das larvas e locais predispostos a criação dos mosquitos:

·        Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

·        Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

·        Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

·        Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa e tampada, use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente. Em caso de obra mantenha sempre vazia.

·        Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

·        Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

·        Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

·        Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

·        Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

·        Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

O combate a dengue depende de ações e medidas preventivas onde toda a sociedade é responsável. Faça sua parte e proteja sua família.

Contamos com a costumeira contribuição de todos para mantermos nosso Loteamento Residencial livre destes problemas.

Atenciosamente;

Administração da Associação dos Moradores do Villaggio Paradiso.