Projeto de Recuperação do Pavimento

Comunicado: Comissão de Investimentos – Projeto de Recuperação do Pavimento.

Prezado Associado,

Vimos por meio do presente comunicado trazer uma breve apresentação do projeto “Recuperação do pavimento”.

Conforme se verifica nas fotos abaixo, nossas vias encontram-se com problemas no pavimento, em decorrência do frequente trânsito de veículos pesados e falta de manutenções preventivas e corretivas.

Uma imagem contendo ao ar livre, rua, lado, calçada
Descrição gerada automaticamente
Uma imagem contendo ao ar livre, estrada, grama, rua
Descrição gerada automaticamente
Uma imagem contendo rua
Descrição gerada automaticamente

Nesse sentido, foi realizado o levantamento visual detalhado para identificação dos locais críticos para intervenções imediatas, de médio e longo prazo no pavimento.

Tal levantamento trouxe preocupações ao corpo diretivo, já que a ausência de manutenções no pavimento, tende a agravar o problema, comprometendo as camadas de base da estrutura, incorrendo em elevados custos de intervenção.

Assim, integrantes da comissão de investimentos interessados e entendidos do assunto se reuniram e realizaram um estudo detalhado das áreas afetadas, concluindo que o tratamento das patologias deverá minimizar custos elevados no futuro, além de manter as condições do pavimento adequadas dentro de parâmetros funcionais e de serventia.

Diante disso, conclui-se que, caso o pavimento seja mantido de forma regular e contínua, evitaremos problemas estruturais de curto prazo, reduzindo a necessidade de intervenções profundas no pavimento (além da camada asfáltica).

Os membros da comissão se encarregaram também de levantar valores estimados, concluindo que será necessário um investimento médio de R$303.000,00 (trezentos e três mil reais) para a correção das patologias superficiais existentes (trincas, desagregação e escorregamentos).

Destacamos ainda que, esse projeto foi colocado como prioridade média no ano 2 em razão do grande número de obras no residencial (no momento 57), e consequentemente o aumento de tráfego de caminhões e máquinas.

Ressaltamos que esse é um investimento para ser tratado pelos próximos 5 anos, e se enquadra como um projeto crítico, respeitado o momento atual de grande tráfego de veículos e máquinas pesadas, a ser aprovado em assembleia.

Atenciosamente,

Comissão de Investimentos da AMVP