Serviços de Jardinagem e Paisagismo – Rescisão do contrato

Itatiba, 26 de abril de 2.019.

Assunto: Serviços de Jardinagem e Paisagismo – Rescisão do contrato com a empresa Agroambiental e Contratação da empresa Clarice Paisagismo

Prezado Associado,

Conforme veiculado em comunicado anterior, datado de 07.03.2019, a presente Diretoria tem atuado na busca de sanar os problemas até agora apresentados na área de jardinagem e paisagismo desde que assumiu essa gestão em abril do ano de 2018.

A empresa Agroambiental, atual prestadora nessa área, iniciou a execução dos serviços em nosso Residencial em setembro de 2018 com a promessa de ser um divisor de águas em termos de excelência na execução de serviços de jardinagem e manutenção de áreas verdes. Porém, a realidade diferiu em muito do que foi contratado junto a esse fornecedor.

Como explicado anteriormente no comunicado retro mencionado, desde o começo da contratação, acompanhamos atentamente o desenvolvimento do trabalho realizado, fato esse que gerou diversas manifestações junto à Agroambiental, no sentido da nossa insatisfação tanto de ordem qualitativa quanto quantitativa. Realizamos muitos contatos e reuniões com a empresa para apresentar nossas reclamações. Entendemos que a empresa necessitava de um tempo de adequação ao nosso Residencial, que é imenso e demanda cuidados específicos. Como fruto de nossas solicitações, a Agroambiental mudou a equipe que aqui atuava mais de uma vez. Contudo, essa solução não apresentou a eficácia esperada.

Em comum acordo com a empresa, utilizamos o mês de março e parte do mês de abril como um termômetro para que eles implementassem medidas com o intuito de ajustar a prestação de serviços às necessidades qualitativas e quantitativas da Associação (a saber: aumento na quantidade de funcionários, uso de equipamentos que aumentem a produção, etc.) dentro de um cronograma razoável.

Pois bem, decorrido o prazo de experimentação da nova sistemática, averiguamos que, mesmo com as implementações sugeridas, a Agroambiental não conseguiu atender nossas expectativas no desempenho da execução da prestação dos serviços, ficando muito aquém do esperado e contratado.

Sendo assim, após todas as tentativas de ajustes possíveis, decidimos por rescindir a presente contratação com a Agroambiental, fato esse comunicado na data de hoje à empresa, que deverá cumprir ainda um aviso prévio contratual de 30 (trinta) dias para finalmente deixar de atender nosso Residencial.

Diante dos fatos, a Diretoria pesquisou no mercado outras opções de fornecedores para a substituição da Agroambiental, já que ela não conseguiu honrar a contento o que foi contratado com a AMVP.

Após rigoroso processo de avaliação de fornecedores, decidimos pela contratação da Clarice Paisagismo, empresa sediada em Jundiaí/SP, fundada em 2004, de médio porte, e que acreditamos ter toda a capacidade técnica e operacional para honrar a contratação nos padrões exigidos pela AMVP. Eles começarão a executar a prestação de serviços em nosso Residencial a partir do dia 27.05.2019.

Nessa nova contratação, teremos a execução de serviços de jardinagem, paisagismo, roçagem e coleta de lixo domiciliar e podas, a ser realizado da seguinte maneira:

  1. Manutenção de áreas de lotes (roçagem), hoje totalizando 176.220 m2;
  2. Manutenção de áreas comuns (paisagismo e jardinagem), totalizando 29.185 m2, aqui incluindo:
  3. todo o perímetro externo do Residencial, desde a área de retorno na Rodovia para entrada e saída de veículos, até as áreas centrais e laterais da Av. Ápia que circunda nosso Residencial, iniciando de um lado na fazenda adjacente ao muro da Rua Bérgamo, passando pelo final da subida da portaria de serviços e seguindo até o término da Rua Udine;
  4. área de lazer e entorno das portarias, salão de festas, área da biquinha e dos lagos;
  5. demais áreas verdes, exceto as Áreas de Proteção Permanente (APP’s) que não podem sofrer intervenção, de acordo com a legislação ambiental brasileira.
  6. Recolhimento 3 vezes por semana do lixo residencial (orgânico e reciclável), bem como das podas da jardinagem residencial;
  7. Contaremos com 08 funcionários fixos e capacitados tecnicamente, nos meses de abril a novembro, trabalhando em duas equipes diferentes: uma só para roçagem de lotes e outra para a realização dos serviços de paisagismo, jardinagem e na coleta de lixo e de podas;
  8. Nos meses de dezembro a março, teremos 10 funcionários fixos e capacitados tecnicamente, atuando nas equipes acima descritas, por se tratar de época onde a necessidade de poda e roçagem deve ocorrer em maior periodicidade;

Obs.: Com as duas contratações anteriores, Ekos e Agroambiental, a quantidade era de 6 funcionários no total, insuficiente para nossas demandas.

  1. Além dos funcionários fixos, contaremos com o auxílio de uma paisagista, uma supervisora de operações e uma engenheira agrônoma a nos dar todo o suporte necessário para o bom desempenho das atividades;
  2. Todo o maquinário a ser utilizado já está sendo adquirido pela Clarice Paisagismo, e ficarão fixos em nosso Residencial, fato esse diferente do que ocorria na contratação anterior, onde os de maior valor eram compartilhados com outros clientes, o que inviabilizou a aplicação imediata de soluções de problemas pontuais por diversas vezes. As máquinas e equipamentos inclusos na contratação, que estarão disponíveis somente para o nosso Residencial são:
  • Um veículo utilitário, com carreta engatada, para a remoção de lixo residencial e resíduos vegetais;
  • Um micro-trator;
  • Um trator com roçadeira traseira;
  • Uma carreta tanque para trator com bomba d’água;
  • 4 carrinhos cortadores de grama;
  • 5 roçadeiras costais;
  • 3 sopradores costais para varrição de folhas;
  • 1 motossera com licença de uso emitida pelo IBAMA,
  • 1 motopoda para uso em pequenos troncos, escamoteável;
  • Caçamba para depositar as podas recolhidas, com adequada destinação ambiental;
  • Pulverizadores manuais;
  • Ferramentas de jardinagem e limpeza;
  • Telas de proteção adequadas;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) específica para cada atividade a ser realizada.
  1. Na contratação, já estão incluídos como sendo de responsabilidade da Clarice Paisagismo, todos os inseticidas e carrapaticida de uso autorizado por órgãos ambientais regulamentadores, bem como o combustível para os veículos, máquinas e equipamentos. A AMVP arcará apenas com os custos do material referente à adubação e reposição de plantas em canteiros e áreas que necessitem de reposição ou substituição de plantas.

Entendemos a insatisfação de grande parte de nossos Associados, com a qual comungamos plenamente.

Solicitamos a compreensão de todos nesse período inicial da nova contratação, onde a empresa já nos informou que precisará de um prazo de 3 a 4 meses para realizar as atividades necessárias para atingir o padrão de excelência na entrega dos serviços ora contratados.

Esperamos, com essa substituição de prestador de serviços e com a mudança nos termos da contratação, que o visual paisagístico do Villaggio Paradiso realmente fique de acordo com as expectativas de todos nós.

Atenciosamente,

Diretoria da AMVP